Vagabond

Essa é uma obra que tenho um carinho especial, sendo possívelemente a minha melhor experiência com uma obra até hoje, a história do lendário Miyamoto Musashi, a história de um espadachim que atravessou eras e agora nos é contada através dessa maravilhosa obra chamada Vagabond.


A história de Vagabond é basicamente a jornada de Miyamoto Musashi em seu caminho da espada, onde o vemos a evolução dele como espadachim, mas também como pessoa, sendo o fruto de diversas relações com quem o mesmo cria, adquirindo aos poucos a capacidade de se entender, e ao mesmo tempo entender o que está em seu arredor, as pessoas, a terra, o ar, se tornar um com o todo.
Creio que o principal ponto que faz a gente se apegar tanto a história, é a forma com que o Inoue (autor), trabalhou o desenvolvimento de Musashi, já que ele nos da o personagem em um ponto de partida, onde ele era basicamente um animal, incapaz de se relacionar com os outros, e acima de tudo, incapaz de se entender, e ao fim da obra (aonde o hiato atual está parado), nos deixa um Musashi totalmente diferente, que agora é capaz de criar laços, de entender os outros, ajudar, e acima de tudo, que está no caminho para se entender mais, sempre passo a passo.
Acho que não tem uma definição melhor para definir Vagabond do que "passo a passo", já que a história se constrói e cresce cada vez mais, junto de nosso protagonista, ou seja, a história acompanha o ritmo do mesmo, que a cada contato com outro personagem daquele universo, aprende mais e cresce, expandindo o universo da obra, e expandindo também a mente de nosso querido Takezo.
E a propósito, o que falar das relações que o mesmo estabelece, seja com seus rivais, ou com pessoas comuns que o fizeram repensar suas atitudes e escolhas durante o tempo, nos proporcionando uma jornada instrospectiva incrível para a mente de Musashi, que entrava em conflito consigo mesmo em diversos momentos, sendo esses conflitos extremamente únicos e necessários para o desenvolvimento do mesmo.
Fica até difícil resumir e colocar em palavras o que essa obra transmite, é simplesmente muita coisa para ser dita em um texto, mas tentei resumir pelo menos sobre o ponto principal da história ao meu ver, mas fica a dica para quem se interessar, garanto que vai ser uma experiência maravilhosa para quem consumir, e que vai se encantar assim como eu pela obra.
Queria deixar um adendo que, a obra trabalha muitos conceitos budistas, então tem coisas que acabam passando despercebidas para nós que não possuímos conhecimento sobre, mas que para aqueles que vivem esse meio, imagino que tenha criado mais pontos interessantes para se destacar, e que mesmo sendo leigo sobre, consegui aprender muito sobre alguns termos e estados, me fazendo até querer estudar sobre para poder reconsumir a obra e perceber mais coisas nela.

Vou finalizar o review com uma frase que achei incrível da obra, sendo até meu status do WhatsApp.

"Preocupado com uma única folha, você não verá árvore. Preocupado com uma única árvore, você não perceberá toda a floresta. Não se preocupe com um único ponto. Veja tudo em sua plenitude sem se esforçar."

Nota: 10/10. 💥
(Se pudesse, daria 10000/10, rs.)




 

Comentários

Postagens mais visitadas